as diferenças entre os mosquitos mais urbanos do mundo

Atualizado: 15 de Dez de 2020


Imagem 1 - Você sabe a diferença entre o pernilongo e o mosquito da dengue?


As diferenças entre o mosquito da Dengue (da Chikungunya, da Zika e da Febre Amarela) Aedes aegypti e o pernilongo comum Culex quinquefaciatus são inúmeras.


A primeira delas, e talvez mais fácil de observar, encontra-se na morfologia. O mosquito Aedes é menor e apresenta listras brancas na cabeça e nas pernas, além de asas translúcidas e um ruído incapaz de ser ouvido. O mosquito Culex por sua vez, é maior que o Aedes, possui a coloração marrom e é bastante barulhento.



Quanto aos hábitos destes insetos e suas preferências, o Aedes aegypti desova em compartimentos de água parada, limpa, não necessariamente potável, mas com pouca matéria orgânica. É mais ativo pela manhã e costuma picar as regiões dos pés e pernas, principalmente. Enquanto que o Culex quinquefaciatus é um mosquito noturno e não tem preferências por regiões específicas do corpo.


É importante lembrar também que a fêmea do Aedes aegypti deposita seus ovos em partes úmidas de compartimentos com água acumulada e utiliza vários criadouros como depósito de ovos. Além disso, os ovos dessa espécie têm grande resistência a falta de umidade de altas temperaturas, que permite a viabilidade dos ovos por até um ano após a desova. O mesmo não é observado no caso do mosquito Culex quinquefaciatus, uma vez que a fêmea bota seus ovos em um único criadouro e estes não são capazes de resistir a ausência de água e temperaturas elevadas.


Imagem 2 - Ovos de Aedes aegypti, à esquerda. Ovos do pernilongo Culex quinquefaciatus à direita.


Imagem 3 - Larva de Culex quinquefaciatus, em cima. Larva de Aedes aegypti, em baixo.


Os ovos de Aedes aegypti escurecem em contato com o oxigênio, por isso, são sempre mais escuros que os ovos do mosquito Culex. Estes, por sua vez, murcham e "morrem" assim que retirados da água.

O ciclo de vida de ambos os insetos leva o mesmo tempo de duração, aproximadamente 10 dias, no verão, e desenvolvimento mais lento no inverno.


Referências


Aedes aegypti X Pernilongo Doméstico. Instituto Oswaldo Cruz, 2019. Disponível em http://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/aedexculex.html. Acesso em 20 de Outubro de 2020.


Imagem 1 - http://www.dexterlatina.com.br/voce-sabe-a-diferenca-entre-o-pernilongo-e-o-mosquito-da-dengue/. Acesso em 20 de Outubro de 2020.


Imagem 2 - http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=599&sid=32. Acesso em 20 de Outubro de 2020.


Imagem 3 - http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=599&sid=32. Acesso em 20 de Outubro de 2020.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

DISTRIBUIÇÃO DO MOSQUITO AEDES NO GLOBO

Previsões atualizadas sobre a distribuição de Aedes aegypti (nome científico do mosquito da dengue) e Aedes albopictus (espécie que pode ser considerada sua "parente") no mundo mostram que ambas as es