top of page

Jogos online como ferramentas de ensino de Ciência Cidadã

Atualizado: 14 de abr. de 2022

A Ciência Cidadã permite a participação ativa de não cientistas no desenvolvimento científico, coleta e análise de dados. Desta forma, a união de voluntários engajados na resolução de problemas sócio-ambientais, políticos e econômicos incentiva a participação popular no compartilhamento de conhecimento e divulgação dos resultados obtidos, bem como na criação e/ou divulgação de materiais como ferramentas para fixação de conteúdo. Por conta disso, o Portal Ecologia e Saúde selecionou uma série de materiais de livre acesso para serem divulgados e utilizados em prol do fortalecimento da Ciência Cidadã e do combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em espaço escolar e fora dele.


Jogos Online


1) Contra a Dengue 3



Descrição: 4º e 5º ano.

Disciplinas: Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Educação Física, Arte.

Competências: Conhecer o processo de transmissão do vírus e as medidas de proteção necessárias para a prevenção de doenças associadas a ele; Descrever deslocamentos e localização de pessoas e objetos no espaço, empegando termos como direita e esquerda, movimentação e mudança de sentido; Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento, etc.); Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimídias, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, etc.); Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.


É um jogo virtual que exige noção espacial e estratégia. Sophia, a personagem responsável por matar os mosquitos Aedes, precisa dar conta de eliminar tanto os mosquitos quanto os locais em que eles depositaram ovos. Se o jogador focar apenas nos insetos que o atacam, logo mais aparecerão outros mosquitos que "nasceram" dos focos que não foram limpos.


2) Aedes aegypti - A Epidemia



Descrição: 6º ano em diante

Disciplinas: Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Educação Física, Arte.

Competências: Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários; Identificar as transformações características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos; Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros; Conhecer o processo de transmissão do vírus e as medidas de proteção necessárias para a prevenção das doenças associadas a ele.



A alta resolução do game dá ao jogador a sensação de estar dentro do videogame. A medida que os heróis/heroínas destroem os mosquitos Aedes e seus focos de proliferação, conquistam itens e armas mais potentes para derrotar o chefão de cada fase.


3) Plataforma Era Virtual/Aedes



Descrição: 6º ano em diante.

Disciplinas: Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Educação Física, Arte.

Competências: Reconhecer e construir figuras por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros; Conhecer o processo de transmissão do vírus e as medidas de proteção necessárias para a prevenção das doenças associadas a ele; Experimentar e fruir, nas escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários; Identificar os patrimônios históricos e culturais da sua cidade ou região e discutir razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.


A Plataforma Era Virtual funciona como um museu online, além de assuntos relacionados ao Aedes aegypti, são trabalhados diferentes assuntos da história, da biologia e da química. Nesta sala, o receptor visualiza informações científicas sobre o mosquito, o vírus, o processo de recuperação, os sintomas e um mosquito tão perigoso quanto o Aedes aegypti - o Aedes albopictus.


 

Por Sara Torres


Referências



https://www.eravirtual.org/aedes/. Acesso em Outubro de 2020.






0 comentário
bottom of page