Diferenças entre mosquito e vírus da dengue

Atualizado: 5 de Nov de 2020

A dengue é uma doença endêmica no Brasil, afetando, todos os anos, milhares de pessoas por todo o país. Os primeiros relatos da doença no país datam de meados do século XIX e início do século XX, sendo que sua circulação de fato só foi comprovada em 1982.


O mosquito, apesar de ser apontado como o grande vilão dessa doença, é apenas parte do problema. Isso porque o Aedes é meramente o vetor dessa moléstia, ou seja, ele não é o responsável por causar a dengue, apenas por transmiti-la. Assim, nem todo mosquito é, portanto, transmissor da dengue, já que nem todo mosquito está contaminado com o vírus responsável por causar essa doença.

Imagem 1- Aedes aegypti, o “mosquito da dengue”.

O vírus da dengue, por sua vez, é considerado o agente etiológico da doença, o que significa que ele é o responsável por causá-la. De maneira análoga, o vírus sem o mosquito é inofensivo, já que esse necessita de seu vetor específico, o Aedes, para se propagar.


Imagem 2 - produzida em laboratório por microscopia eletrônica, exibe células do mosquito A. aegypti infectadas pelo vírus da dengue (pontos pretos, indicados pela seta).


Com o combate ao mosquito, um elo dessa cadeia, que depende intimamente do Aedes e do vírus, se rompe, interrompendo, portanto, o ciclo de transmissão da dengue. Por isso o combate ao Aedes se faz tão necessário.

Quer saber mais? Clique aqui e descubra sobre o ciclo de vida do Aedes sp.


Referências


RIZZI, C. B. et al. Considerações sobre a dengue e variáveis de importância à infestação por Aedes aegypti. Hygeia. 2017;13:24-40.

Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).


TEIXEIRA, M. G. et al. Epidemiologia e medidas de prevenção do dengue. Informe Epidemiológico do SUS, v.8, n.4, p.5-33, 1999.


Imagem 1: http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=336&sid=32


Imagem 2: http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=335&sid=32


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Zika, uma velha conhecida

Histórico Apesar da zika também ser uma arbovirose que emergiu recentemente no Brasil, sua história é mais antiga em outros lugares do mundo. O primeiro isolamento do vírus é datado de 1947, encontrad

Entenda a Febre Amarela e sua relação com os macacos

Introdução A febre amarela é uma doença endêmica no Brasil, que tem como principais vetores os mosquitos dos gêneros Aedes, Haemagogus e Sabethes. É uma doença viral não-contagiosa, que, com alguma fr

(Re) descobrindo a Chikungunya

A Chikungunya é uma arbovirose causada por um alfavírus da família Togaviridae, que é transmitido através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus infectada com o vírus. Ela é

para dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco!